Rio de Janeiro:
(21) 2502-5252

Cupins – O INTRUSO SILENCIOSO

Você não está vendo, mas cupins podem estar lentamente invadindo seu imóvel, comprometendo sua estrutura e seus móveis.

Quando se chega ao ponto de realmente descobri-los, pode ser tarde demais, pois eles podem estar habitando sua casa há pelo menos três anos.

Portas de madeira que ficam ocas e quebradiças, armários com aquele pozinho característico da alimentação e até túneis de terra pelo chão e paredes. Uma infestação de cupins na sua residência ou no seu negócio pode gerar enormes prejuízos.

No Rio de Janeiro é pior

Para quem vive no Rio de Janeiro, o cenário é ainda mais grave, pois a cidade tem todas as condições favoráveis para que os cupins vivam numa boa: umidade e a vegetação de matas, florestas e parques se misturando ao cenário urbano.

A primavera traz ainda mais condições para infestações de cupins, pois o aumento de temperatura tende a provocar mais revoadas. Sabe aqueles “bichinhos de luz” (ou aleluias) que entram na sua casa e parecem ser um breve incômodo?

Na verdade, são cupins alados!

Eles acabam entrando nos imóveis e se instalando, reproduzindo e criando colônias – enquanto se alimentam da celulose que encontrarem.

Duas espécies de cupins

Duas espécies de cupins - Descupinização RJ

 

 

 

 

 

 

As espécies mais comumente encontradas no Rio de Janeiro são a Cryptotermes brevis e a Coptotermes gestroi. Enquanto a primeira costuma se alimentar de madeira seca, fazendo suas colônias inclusive dentro dela e deixando como rastro aquele pó granulado característico da presença de cupins, a segunda espécie é conhecida como “cupim subterrâneo”, sendo a campeã de casos de infestação (65%).

O cupim subterrâneo tem o apetite mais voraz, e além de vir por baixo da terra, se adaptou com o passar do tempo e pode criar colônias até no interior de alvenaria.

Depois de se instalarem nas paredes da sua casa, eles começam a procurar ativamente por alimento e quem sofre são seus móveis, portais e madeiras que servem como suporte para telhados. Em pouco tempo a estrutura do seu imóvel fica comprometida.

Em prédios, depois de se instalarem na estrutura, os cupins conseguem entrar facilmente nas unidades através da fiação elétrica e das próprias paredes (fazendo os túneis de sujeira). Esse deslocamento pode afetar a rede elétrica, pois eles deixam resíduos de substâncias ácidas.

Com o tempo, se a infestação não for tratada de forma rápida e correta, o imóvel pode ser condenado por conta de comprometimentos estruturais.

Contra os cupins a prevenção é a melhor arma

Só existe uma verdade: imóveis que já sofrem ou sofreram ataques de cupins e imóveis que sofrerão. E os cupins não escolhem, podem infestar desde pequenos imóveis até grandes construções, em qualquer área da cidade. Por isso é tão importante realizar um serviço de prevenção.

O problema é que a prevenção contra cupins tão comum em países como Estados Unidos, Canadá, Austrália, Japão e boa parte da Europa, ainda não faz parte da cultura do brasileiro. Por conta disso muita gente acaba pagando um preço caro quando tem problemas com cupins.

A maior parte dos serviços realizados pelo setor de controle de pragas é de combate, quando deveria ser de prevenção. Pior, serviços de prevenção costumam ser mais baratos que de combate.

Imagine o seguinte cenário: uma pessoa manda fazer um armário embutido, ou compra um belo móvel. Para fazer um serviço preventivo ele teria que pagar apenas cerca de 15% do valor do móvel, mas ele decide que não é necessário. Caso o imóvel sofra uma infestação de cupins, ele terá que ter muita sorte para detectá-la antes de perder seus móveis e o valor total pago por eles.

Além disso, uma descupinização pode até salvar o móvel, mas provavelmente teria que ser feita em outros locais da residência por conta da infestação. Isso sairia bem mais caro do que a prevenção. Por isso prevenir é sempre o melhor caminho para economizar.

Procure sempre o especialista em cupins

Tentar localizar e tratar uma colônia de cupins por conta própria é altamente desaconselhável. Como existem diferentes espécies de cupim, um leigo não saberá a melhor forma de agir em cada caso.

Há o risco de amadores usarem produtos adulterados que colocam em risco a saúde das pessoas, ou que sejam inflamáveis. Produtos de segunda linha não deixam efeito residual.

Às vezes o “um pouco mais barato” acaba saindo caro. Os cupins não são controlados e você fica com dois prejuízos, o do serviço mal feito e o dos cupins.

A Uniprag Rio conta com a melhor equipe, produtos de ponta e soluções customizadas para cada cliente. Somos certificados do Programa de Proteção Bayer e temos o certificado certificação NBR ISO 9001:2015 pela BRTÜV Avaliações da Qualidade S.A.

Lembre-se, um serviço de descupinização pode parecer caro. Porém,quando você pensa nos prejuízos e nos problemas que um serviço mal feito pode causar, um ótimo serviço logo mostra o seu custo x benefício.

Entregamos a melhor descupinização por um preço justo.

Conheça nosso serviço de Descupinização no Rio de Janeiro

Faça a descupinização do seu imóvel com Uniprag Rio e evite a destruição de seu patrimônio (madeiramento em geral, móveis, embalagens e documentos).