(21) 2502-5252

Rio de Janeiro: (21) 2502-5252  |

 Whatsapp: (21) 96458-0537

Uniprag em outros estados: 0800 704 1528

Redes Sociais:
  

Rio de Janeiro:

 Whatsapp:

Central de Atendimento:

Cupins Bonitos Causam Mais Estrago

Cupins subterrâneos podem ser “bonitos” aos olhos de um cientista, mas não deixe sua “boa aparência” te enganar: de acordo com um pesquisador da Universidade da Flórida, os cupins mais bonitos são mais destrutivos do que seus colegas mais feios.

Os cientistas que consideram os cupins subterrâneos como “bonitos” dizem que eles têm traços simétricos e provavelmente habitam colônias maduras, disse Thomas Chouvenc, um assistente de pesquisa em entomologia no Instituto de Alimentação e Ciências Agrícolas da Universidade da Flórida.

Os chamados cupins “feios” têm traços assimétricos, segundo ele. Eles geralmente vêm de colônias jovens. Esses cupins “feios” são desenvolvidos sob condições estressantes, têm vida curta e não são muito eficientes na manutenção da colônia.

Cupins Bonitos, Cupins Malditos!

Segundo a pesquisa, quanto mais velha e maior a colônia, mais bonitos são os cupins. E colônias maduras podem causar muito mais danos, de acordo com Chouvenc.

Segundo o pesquisador, “Se você tem uma colônia de cupins madura com um milhão de cupins com 100 por cento de sua capacidade, sua casa pode estar em apuros. Se a colônia for muito jovem, com apenas algumas centenas de cupins mal das pernas, então levaria mais tempo para eles danificarem uma estrutura. No final das contas, as colônias de cupins maduras são as que causam o maior dano econômico “.

Na verdade, esses malditos causam muitos danos econômicos. Os cupins subterrâneos asiáticos estão entre os cupins mais prejudiciais do mundo, especialmente nos trópicos, e representam uma parte significativa do custo anual de US$ 40 bilhões em todo o mundo, disse Chouvenc. Esta espécie foi introduzida recentemente na Flórida e está se espalhando rapidamente.

Cupins subterrâneos causam muitos danos!

Descobrindo Cupins Feios e Cupins Bonitos

Para descobrir mais sobre como os cupins subterrâneos asiáticos criam seus jovens e como isso afeta o desenvolvimento larval, Chouvenc e o professor de entomologia Nan-Yao Su conduziram um estudo.

Eles examinaram a simetria da casta de soldados de várias colônias. Para isso, estudaram 459 soldados de 73 colônias para ver como eles cuidavam dos cupins jovens. As colônias tinham seis meses de idade.

As colônias mais jovens produziram cupins menos simétricos, enquanto as mais maduras produziram cupins mais simétricos, segundo o estudo. Isso ocorre porque as colônias mais jovens estão sob mais estresse.

Elas só têm um rei e uma rainha para encontrar comida e cuidar das larvas. Uma vez que as larvas crescem e viram operários, podem cuidar dos novos ovos. Assim, enquanto a colônia cresce, o investimento em cuidar dos “cupins bebês” melhora com o tempo.

“Um cupim com traços simétricos pobres parece todo confuso, como se tivesse sido atingido por um carro”, disse Chouvenc. “Na extremidade oposta, cupins criados em uma colônia madura, com ótimas condições se desenvolvem, são espécimes de boa aparência, mais fortes e capazes.”

Criando Cupins Bonitos

Então, para os “cupins bebês” poderem crescer e virar adultos “bonitos” ou “feios” a fórmula é simples. Quanto mais cupins operários uma colônia tiver, melhor suas larvas – ou “bebês” – serão. Chouvenc comparou a situação aos cuidados de enfermagem na maioria das sociedades animais, incluindo seres humanos.

Se você tiver apenas dois enfermeiros para 10 cupins, eles não recebem muita atenção, comida e tempo de banho, assim os bebês vão se desenvolver em condições estressantes, resultando em cupins assimétricos, disse Chouvenc. Quando a colônia cresce, você tem 10 enfermeiros para 10 bebês, tornando as condições para crescer melhores.

Como as colônias jovens têm um número pequeno de cupins pouco eficientes, em comparação com as colônias maduras, existe um incentivo para eliminar tais colônias jovens antes que elas cresçam muito, para evitar que o dano ocorra em primeiro lugar.

O último estudo da UF / IFAS foi publicado na revista Insectes Sociaux.

Conheça nosso serviço de Descupinização no Rio de Janeiro

Faça a descupinização do seu imóvel com Imuni Service UNIPRAG e evite a destruição de seu patrimônio (madeiramento em geral, móveis, embalagens e documentos).

ALÉM DO RIO DE JANEIRO, VOCÊ ENCONTRA NOSSA QUALIDADE EM TODOS ESSES ESTADOS.

Ou envie-nos uma mensagem pelo formulário abaixo: