Rio de Janeiro:
Rio de Janeiro:
Pulverização Estratégica – Solução da Dengue?
A dengue voltou com força total no verão brasileiro. Erradicar o problema dos mosquitos parece ser impossível, mas um estudo publicado na revista Science Advances sugere que uma estratégia de pulverização bem aplicada pode ajudar.
A pesquisa foi feita em conjunto entre universidades dos Estados Unidos e Austrália, pois cientistas têm observado que áreas com climas temperados estão sofrendo um aumento na população de mosquitos, o que antes era exclusividade de países com clima tropical.
A Estratégia Contra a Dengue
Os pesquisadores coletaram dados de vítimas da dengue por toda área metropolitana de Cairns, uma cidade australiana. Zonas de foco foram identificadas e a partir dos casos e a estratégia começou a ser posta em prática.
Pulverização nas áreas externas e inseticida nas residências num raio de 500m dos focos. Ao longo de 31 semanas mais de 5 mil focos foram tratados. Alguns não receberam tratamento propositalmente, para servirem de comparativo.
O resultado final foi bastante interessante. Com pulverizações e aplicações regulares de inseticida, a probabilidade de transmissão da dengue caiu cerca de 90% em relação às áreas que não receberam tratamento.
A Estratégia é Boa, Mas Não é Suficiente
Segundo Helena Brígido, integrante do comité de arboviroses da Sociedade Brasileira de Infectologia, os resultados são bons, mas a estratégia não é suficiente para combater a dengue.
A infectologista sugere que a técnica pode até ser utilizada para auxiliar no combate, mas outras ações são necessárias.
A pulverização por si só não exterminaria os mosquitos, já que não atinge os ovos. Os criadouros são sempre a prioridade, pois é ali que o Aedes deposita seus ovos e prolifera.
Combater a dengue é um dever de todos: população, poder público e controladoras de praga.
A Uniprag Rio sabe do papel que tem que desempenhar para ajudar no combate à dengue. Contamos com um avançado sistema de monitoramento, combate e controle de mosquito, que nos permite analisar áreas de foco e saber se há a presença do Aedes Aegypti.
Os resultados dos nossos controles de mosquitos são disponibilizados para o Ministério da Saúde, que pode mapear com mais precisão possíveis focos da dengue.
Caso você tenha problema com mosquitos, ligue e faremos uma inspeção minuciosa, traçando a melhor estratégia para erradicá-los.
[kkstarratings]
Atendimento: