Rio de Janeiro:
(21) 2502-5252

Evite a Proliferação de Pragas Urbanas seguindo Normas da ANVISA

Seguir as normas da ANVISA ajuda a evitar a proliferação de pragas urbanas em ambientes que prestam serviços de alimentação.

Elas auxiliam os comerciantes e os manipuladores a preparar, armazenar e vender os alimentos de forma adequada, higiênica e segura. O objetivo é evitar contaminação por micróbios, parasitas ou substâncias tóxicas, oferecendo alimentos saudáveis aos consumidores.

Quando um alimento contaminado é consumido, ele pode causar sintomas como dores abdominais, vômitos, diarreias, febre, dor de cabeça, inchaço nos olhos e alteração da visão, dentre outros.

Adultos saudáveis geralmente têm alguns destes sintomas por alguns dias, mas se recuperam. Grávidas, idosos e crianças podem sofrer consequências mais graves, inclusive podendo levar ao óbito.

Cumprindo as regras da RDC nº 216/04 que são voltadas aos serviços de alimentação, padarias, bufês, cantinas, confeitarias, lanchonetes, restaurantes, comissarias, rotisserias, delicatéssens, pastelarias, cozinhas industriais e cozinhas institucionais, entre outros estabelecimentos, podem oferecer alimentos seguros para o consumo.

A Cartilha com as Normas da ANVISA

Por ano, milhares de pessoas ficam doentes por conta do consumo de alimentos contaminados, por isso é essencial cumprir as normas da vigilância sanitária.

Normalmente, os parasitas, as substâncias tóxicas e os micróbios prejudiciais à saúde entram em contato com o alimento quando insetos e roedores têm acesso a ele, ou durante sua manipulação e preparo.

Por isso o trabalho do manipulador de alimentos é fundamental. Ele garante alimentos mais seguros e proteger a saúde dos consumidores. Além disso, o estabelecimento deve seguir as normas de armazenagem e higiene. Suas instalações também são motivo de atenção. Tudo visando a prevenção da proliferação de pragas urbanas.

Pensando nisso, a ANVISA elaborou uma cartilha com o objetivo de esclarecer sobre os cuidados durante a manipulação de alimentos.

Nela você fica sabendo mais sobre as DTAs (doenças transmitidas por alimentos) e sobre as boas práticas para serviços de alimentação.

CARTILHA ANVISA

Além do Manual de Boas Práticas, a ANVISA recomenda seguir o POP (Procedimento Operacional Padronizado). Ele é um documento que descreve passo-a-passo como executar as tarefas no estabelecimento. É como uma receita de bolo, que deve ser seguida rigorosamente, para que tudo vá bem.

pop anvisa

E-Book Como Evitar a Proliferação de Pragas Urbanas

Pragas urbanas trazem muitos prejuízos para o setor alimentício, principalmente através da contaminação dos alimentos.

Pensando em seus clientes, a UNIPRAG também elaborou um guia com dicas para evitar a proliferação de pragas urbanas em estabelecimentos comerciais. Pense nele como um complemento à cartilha da ANVISA, que ajudará mais ainda a proteger seu negócio e seus clientes.

Nosso guia contém normas de armazenamento, higienização e instalação, segundo a ANVISA recomenda. Além da RDC nº 216/04, o guia também traz normas da RDC nº 275/02. Com elas você pode realizar um bom trabalho de prevenção.

A UNIPRAG é parceira de milhares de empresas e indústrias em todo o Brasil, realizando o controle integrado de pragas e evitando prejuízos. Oferecemos soluções eficazes com o máximo de segurança para a saúde das pessoas e para o meio ambiente.

Problemas com pragas? Nós resolvemos!