(21) 2502-5252

Rio de Janeiro: (21) 2502-5252  |

 Whatsapp: (21) 96458-0537

Uniprag em outros estados: 0800 704 1528

Redes Sociais:
  

Rio de Janeiro:

 Whatsapp:

Central de Atendimento:

Pão com Farinha de Barata – Você Comeria?

Barata não pode ser bom. Não tem como! Porém, pesquisadoras da FURG (Universidade Federal do Rio Grande) descobriram como produzir uma farinha de baratas. Curioso ou bizarro?

Lauren Menegon e Andressa Lucas, sob a orientação da professora Myrian Salas, foram as responsáveis pela pesquisa, que acabou virando seu projeto de conclusão do curso de engenharia química de alimentos.

Elas disseram que o objetivo das pesquisas foi desenvolver um alimento barato, com recursos encontrados na natureza e que fosse nutritivo.

Insetos são alimento

Segundo levantamentos da ONU seremos quase 10 bilhões até 2050. Os recursos naturais ficarão escassos, assim como os alimentos.

O uso de insetos na alimentação pode ser uma saída viável, como já vimos neste artigo sobre como nossos ancestrais comiam insetos.

Por isso, essa pesquisa da FURG é bastante relevante, pois tenta buscar soluções para os problemas que a superpopulação pode trazer utilizando recursos que encontramos em abundância na natureza.

No caso da farinha de barata, as alunas utilizaram baratas do tipo Cinéria e não as de esgoto que estamos acostumados a ver. Elas são desidratadas e moídas, para depois serem misturadas na farinha normal.

A Barata Cinerea Usada na Farinha

Vai um pão de barata aí?

As alunas testaram os pães feitos com a farinha de barata. Ao todo, mais de 80 pessoas comeram o pão e a maioria aprovou!

A farinha feita com baratas possui 40% a mais de proteínas que a farinha tradicional e aminoácidos essenciais para o ser humano, além de ácidos graxos e lipídios.

O problema é a Anvisa liberar a tal farinha. Universidades brasileiras nunca tinham usado insetos como matéria-prima em suas pesquisas, ou seja, não existe precedentes para alimentos produzidos a partir de insetos.

Além de baratas, as alunas da FURG pretendem testar besouros e grilos para fazer mais farinha!

Mais Pragas Urbanas

O aumento das pragas urbanas tem sido foco de vários fóruns ao redor do mundo. Enquanto podemos usar insetos encontrados na natureza como alimento, devemos nos precaver de vetores que transmitem doenças.

Realizar desinsetização regularmente é essencial para ajudar a manter as pragas controladas, diminuindo focos de doenças.

ALÉM DO RIO DE JANEIRO, VOCÊ ENCONTRA NOSSA QUALIDADE EM TODOS ESSES ESTADOS.

Ou envie-nos uma mensagem pelo formulário abaixo: