(21) 2502-5252

Rio de Janeiro: (21) 2502-5252  |

 Whatsapp: (21) 96458-0537

Uniprag em outros estados: 0800 704 1528

Redes Sociais:
  

Rio de Janeiro:

 Whatsapp:

Central de Atendimento:

POR QUE NÃO COMEMOS MAIS INSETOS?

Você sabe o que é entomofagia? É o ato de comer insetos. Pode parecer nojento, mas saiba que eles faziam parte da dieta básica de nossos ancestrais. Ricos em proteínas, os mais consumidos eram besouros, lagartas, gafanhotos, cupins, entre outros.

No oriente ainda é uma prática comum comer insetos e aracnídeos, como aranhas e escorpiões. Estima-se que 2 bilhões de pessoas os comam atualmente.

Com o desequilíbrio ambiental que sofremos, talvez o mundo enfrente escassez de alimentos. Nos insetos podemos encontrar a sobrevivência!

Eles podem conter até 80% de proteínas e grande quantidade de gordura boa, além de fibras e outros nutrientes como vitaminas e minerais.

comer insetos é saudável

Comer insetos pode ser saudável

REPULSA HISTÓRICA

Enquanto os orientais são chegados numas anteninhas, nós ocidentais repudiamos o simples pensamento de comer um inseto.

A explicação pode vir da agricultura, 10.000 a.C. Povos ancestrais do oriente médio começaram a cultivar e insetos se transformaram em pragas que destruíam as plantações. Essa rejeição foi passada para as culturas do ocidente, que perderam o vínculo com esse tipo de alimentação.

Hoje, nós os consideramos apenas irritantes e nojentos, nunca mais pensamos neles como fonte de alimento. Com a urbanização, outro problema foi termos que conviver com espécies que se tornaram transmissores de doenças. Uma barata de esgoto não apela em nada ao nosso paladar, não é mesmo? Por isso precisamos de um controle de pragas sempre ativo.

O fato é que ainda assim cerca de 2 mil espécies podem ser consumidas pelo homem. Claro que são insetos encontrados na natureza, e não em áreas urbanas (principalmente esgotos!).

Os países localizados nos trópicos são os que mais consomem insetos, por conta de suas exuberantes florestas. No Camboja, tarântulas fritas são uma iguaria comum. No sul da África a lagarta mopane faz parte da dieta da maior parte da população. Ela é cozida com molho picante ou servida seca e salgada. Os mexicanos gostam de comer percevejos tostados com sal, limão e alho! Só faltou a tequila 😉

INSETOS SÃO SABOROSOS!

Estamos perdendo a chance de saborear diversos insetos. Basta conseguirmos quebrar a barreira da repulsa. Veja que gosto tem cada um eles:

Larvas de farinha – nozes torradas

Gafanhotos – parecem com camarão

Grilos – aroma de pipoca

ALÉM DO RIO DE JANEIRO, VOCÊ ENCONTRA NOSSA QUALIDADE EM TODOS ESSES ESTADOS.

Ou envie-nos uma mensagem pelo formulário abaixo: