Rio de Janeiro:
(21) 2502-5252

Problema de água no Rio de Janeiro: Como proceder?

Segundo o jornal O Globo, o problema já atinge 77 bairros e seis cidades da baixada no Rio de Janeiro

É essencial que você tenha informações corretas sobre a qualidade da água no Rio de Janeiro para proceder da melhor forma. Afinal, isso é questão de saúde, já que a água contaminada pode causar inúmeros problemas para o organismo humano! Portanto, a Uniprag Rio disponibiliza para você todas as informações necessárias de acordo com fontes confiáveis.

O Instituto de Microbiologia Paulo de Góes (IMPG) da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) lançou uma nota importante sobre o assunto, explicando a situação e como as pessoas devem identificar se a água realmente está contaminada e imprópria para o consumo.

Problema de água no Rio de Janeiro Como proceder? | Uniprag Rio

Qual é a situação do estado do Rio de Janeiro sobre a contaminação da água?

A água está chegando, em diversos pontos do Rio de Janeiro, com modificações visíveis de cor, cheiro e turvação. Na maioria dos casos, há um forte cheiro de terra, sem alterações visíveis.

A CEDAE, que é a empresa de distribuição de água, disse que há uma concentração elevada de geosmina (componente de origem microbiana) nas amostras analisadas. Isso aparece quando há uma multiplicação exacerbada de bactérias e algas na água. Mesmo assim, patógenos e compostos nocivos não foram detectados na água.

Essas substâncias não são eliminadas pela simples fervura ou filtração da água.

O quanto esse fato é preocupante para a saúde humana?

Quando encontrados em grande quantidade, estes microrganismos podem gerar compostos nocivos para a saúde humana. Há um aumento de casos de doenças compatíveis com os problemas causados pela transmissão hídrica, porém, esse fenômeno é relativamente comum no verão.

Por isso, deve-se ter cautela ao vincular estes casos com os problemas observados na água de abastecimento.

Entenda como proceder Problema de água no Rio de Janeiro! | Uniprag Rio

Qual é a recomendação em relação aos problemas com a água no Rio de Janeiro

A direção do IMPG recomenda a observação das características da água e os seguintes critérios para uso:

a) Transparente e com leve cheiro de terra: Utilizar normalmente.
b) Transparente e com forte odor de terra: Utilizar água mineral
c) Qualquer turbidez: Utilizar água mineral.
d) Coloração alterada: Utilizar água mineral e limpeza do reservatório.
e) Cheiro atípico (enxofre, produtos químicos, etc.): Utilizar água mineral e limpeza do reservatório
f) Cheiro de cloro: Utilizar normalmente

IMPORTANTE: Quando é recomendado o consumo de água mineral, significa que a água de abastecimento não deve ser utilizada para consumo, limpeza de utensílios ou higiene corporal.

Outras atividades importantes para evitar problemas

É recomendada a troca dos elementos filtrantes de filtros e, se possível a limpeza dos reservatórios assim que a água voltar a apresentar as características normais. A grande quantidade de matéria orgânica pode comprometer a cloração da água. Se a água dentro da sua residência ou empresa estiver com problemas ainda, não adianta realizar a troca.

Após o evento, também providencie a higienização de reservatórios para trocar a água armazenada e promover a limpeza do interior da caixa d’água. Assim, você terá um ambiente seguro para voltar a consumir a água na sua rotina. Essa ação é essencial para evitar ingerir ou utilizar a água contaminada novamente.

Outros Posts de dedetização e controle de pragas

PRINCIPAIS DÚVIDAS SOBRE A BARATA FRANCESINHA

Você já sabe que as estações mais quentes como primavera e verão são ideais para a reprodução das baratas francesinhas. Não deixe que elas habitem a sua casa! Ter informações sobre a barata francesinha é essencial para um planejamento de prevenção e correção contra essa praga urbana.

OS PROBLEMAS CAUSADOS PELA BARATA FRANCESINHA

Agora que você sabe mais informações sobre a barata francesinha, saiba que ela pode causar várias doenças, principalmente relacionadas ao aparelho gastrointestinal. Isso porque após passar por locais sujos, elas carregam diversos agentes patogênicos no corpo. Por isso é considerada um vetor mecânico.

NÃO ESPERE AS ESTAÇÕES QUENTES CHEGAREM PARA CONTROLAR A BARATA FRANCESINHA

Em um país tropical como o Brasil, o verão é uma das estações mais aguardadas. Nesse período os insetos possuem condições ideais para sua reprodução. Isso porque o aumento da umidade do ar e do calor faz com que o ciclo…

Conheça nosso serviço de Dedetização Predial

A dedetização predial deve ser um serviço constante para evitar problemas

Pin It on Pinterest

Share This