Rio de Janeiro:
(21) 2502-5252

Controle de Pragas em Restaurantes: Legislação Vigente para esse Serviço

A falta de controle de pragas em restaurantes pode prejudicar a atividade do estabelecimento

Quando se pensa em um bom restaurante, é comum vir à mente um local agradável, com um cardápio diverso e adequado para comemorar datas importantes. Essas são características importantes, mas a principal delas é o comprometimento com a segurança e saúde das pessoas por meio do controle de pragas em restaurantes, um serviço indispensável para o funcionamento do espaço.

A presença de pragas em estabelecimentos do setor alimentício é bastante comum, principalmente pela disponibilidade de carnes, legumes, cereais e outros produtos que beneficiam o seu desenvolvimento. Além de aumentar o risco de contaminação, a falta de controle de pragas em restaurantes pode ocasionar intoxicação alimentar nos clientes e levar à interdição total das atividades.

Veja o que a ANVISA diz sobre o controle de pragas em restaurantes

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA) é a principal entidade fiscalizadora que determina as diretrizes aplicáveis ao controle de pragas em restaurantes. A RDC nº 216 é a legislação vigente que dispõe sobre o regulamento técnico de boas práticas para serviços de alimentação. No documento, ficam evidentes os seguintes pontos:

01) Equipamentos e superfícies

A instalação, bem como os equipamentos, os móveis e os utensílios utilizados no preparo dos alimentos, devem ser livres de vetores e pragas urbanas para evitar a contaminação.

02) Acompanhamento contínuo

É necessário um conjunto de ações eficazes e contínuas de controle de vetores e pragas urbanas para impedir a atração, o abrigo, o acesso e/ou proliferação dos vetores. 

03) Ações de descarte de lixo

Os resíduos devem ser coletados e estocados em local fechado e isolado da área das cozinhas ou despensas, para evitar focos de contaminação e atração de vetores e pragas urbanas. 

04) Medidas preventivas e corretivas

Os Procedimentos Operacionais Padronizados devem contemplar as medidas preventivas e corretivas destinadas a impedir a atração, o abrigo, o acesso e/ou a proliferação de vetores e pragas urbanas.

Controle de Pragas em Restaurantes: Legislação Vigente para esse Serviço
Foto/Montagem - Autor: Agência Digital Space

Conte com a Uniprag Rio e tenha suporte assertivo no controle de pragas em restaurantes

Cumprir as determinações da ANVISA evita sanções fiscais e garante a continuidade das atividades, além de promover a boa experiência gastronômica aos clientes. Desse modo, saiba que pode contar com a equipe da Uniprag Riopara realizar o controle de pragas em restaurantes com eficiência, qualidade e segurança. Entre em contato conosco, saiba mais informações e solicite o seu orçamento.

Outros Posts de dedetização e controle de pragas

PRINCIPAIS DÚVIDAS SOBRE A BARATA FRANCESINHA

Você já sabe que as estações mais quentes como primavera e verão são ideais para a reprodução das baratas francesinhas. Não deixe que elas habitem a sua casa! Ter informações sobre a barata francesinha é essencial para um planejamento de prevenção e correção contra essa praga urbana.

OS PROBLEMAS CAUSADOS PELA BARATA FRANCESINHA

Agora que você sabe mais informações sobre a barata francesinha, saiba que ela pode causar várias doenças, principalmente relacionadas ao aparelho gastrointestinal. Isso porque após passar por locais sujos, elas carregam diversos agentes patogênicos no corpo. Por isso é considerada um vetor mecânico.

NÃO ESPERE AS ESTAÇÕES QUENTES CHEGAREM PARA CONTROLAR A BARATA FRANCESINHA

Em um país tropical como o Brasil, o verão é uma das estações mais aguardadas. Nesse período os insetos possuem condições ideais para sua reprodução. Isso porque o aumento da umidade do ar e do calor faz com que o ciclo…

Conheça nosso serviço de Dedetização Predial

A dedetização predial deve ser um serviço constante para evitar problemas

WhatsApp