(21) 2502-5252
Rio de Janeiro:
(21) 2502-5252
Dedetizadora RJ - Imuni Service Uniprag - Rio de Janeiro

Rio de Janeiro: (21) 2502-5252  |

Uniprag em outros estados: 0800 704 1528

Redes Sociais:
  

Rio de Janeiro:

Central de Atendimento:

O que ácaros, zoonoses e alergias têm em comum? Descubra aqui!

Ácaros são inimigos microscópicos, mas podem literalmente tirar seu sono

Dividimos nossa casa com ácaros, por isso estamos correndo constante perigo. Falamos sobre os riscos que os ácaros representam nesse artigo. Problemas de saúde causados por ácaros são muito comuns, principalmente os de ordem alérgica.

Além de serem catalizadoras de alergias, essas pragas também estão relacionadas à transmissão de zoonoses. Continue lendo para entender.

sarna ácaros doenças

Ácaros – transmissores de zoonoses

Zoonoses são doenças transmitidas entre animais e seres humanos. São enfermidades que possuem taxas altas, tanto em áreas rurais quanto urbanas.

Entre as principais zoonoses estão a raiva, leptospirose, leishmanioses, toxoplasmose e a sarna, transmitida pelos ácaros. São três tipos de sarna que essa praga urbana é capaz de transmitir para o ser humano: sarna notoédrica, sarna sarcóptica e queiletielose.

Tratam-se de dermatoses parasitárias originadas pelos ácaros, que podem atingir tanto seres humanos quanto animais.

Os 3 tipos de sarna transmitidas pelos ácaros

Sarna Sarcóptica

Também chamada de escabiose, essa sarna tem uma curiosidade – é uma das primeiras doenças que pesquisadores conseguiram identificar a causa, o ácaro Sarcoptes scabiei. Ele infecta animais como gatos e cães, além de seres humanos. A fonte da infestação nem sempre é fácil de ser rastreada, principalmente no cachorro, onde o período de incubação dura entre 2 e 8 semanas. Seres humanos podem contrair essa sarna em ambientes coletivos, relações sexuais e através de animais de estimação contaminados. Os ácaros fazem túneis na epiderme, especialmente nas regiões das virilhas e axilas, mas também podem causar dermatoses nas mãos, cotovelos e até nas nádegas. Crianças requerem cuidado especial, pois podem surgir complicações após a incidência da sarna sarcóptica, como infecções bacteriológicas.

Sarna Notoédrica:

Também conhecida como sarna do gato, ou sarna felina, a sarna notoédrica é transmitida pelo ácaro Notoedres cati. Ela deixa verdadeiras crostas na pele do gato, causando muita coceira e risco de infecções graves. Cães também podem ser infectados, além de seres humanos. É uma sarna altamente contagiosa, bastando apenas o contato direto.

Quetiletielose:

Dermatose causada pelo ácaro Cheyletiella yasguri (em cachorros) e pelo ácaro Cheyletiella blakei (em gatos). Causa descamação da pele e crostas, geralmente no dorso dos animais. O ser humano também pode ser infectado por esses ácaros, que vivem no hospedeiro se alimentando de pele morta e fluidos.
Zoonoses – Medidas preventivas

As medidas preventivas contra zoonoses são a vacinação de animais domésticos, controle da qualidade de alimentos e água, controle de pragas, higienização de reservatórios e higienização do ambiente.

ácaros alergias

A Imuni Service Uniprag pode realizar o controle de pragas e a higienização de seu ambiente. Para isso, contamos com o CleanUP, um serviço de higienização capaz de remover ácaros e outros microrganismos nocivos de colchões, sofás, tapetes e outros mobiliários.

Peça uma demonstração grátis, sem compromisso. Basta entrar em contato com nossa equipe de atendimento e agendar!

ALÉM DO RIO DE JANEIRO, VOCÊ ENCONTRA NOSSA QUALIDADE EM TODOS ESSES ESTADOS.

Ou envie-nos uma mensagem pelo formulário abaixo:

 

Pin It on Pinterest

Share This