Rio de Janeiro:
(21) 2502-5252

Doenças que se proliferam sem o controle de mosquitos adequado

Controle de mosquitos é questão de saúde pública

Quando você olha o mosquito, nem imagina o vírus que ele pode carregar em seu corpo. Estamos tão acostumados a viver com estes insetos, que mesmo após uma picada, não damos a devida importância.

Como a atividade dele é indolor, pode passar a ideia de que é inofensiva. O controle de mosquitos é importante para reduzir a população dos mosquitos e diminuir as chances da proliferação de doenças.

Não deixe a falta de controle de mosquitos estragar a cidade maravilhosa.

Abaixo você vai conhecer as doenças mais comuns transmitidas pelos mosquitos em países tropicais e subtropicais como o Brasil:

Conheça as doenças

transmitidas por mosquitos

 

A Falta de Controle de Mosquitos Causa Doenças Sérias | Rio de Janeiro

1) Dengue

A dengue é uma doença viral transmitida pelo mosquito Aedes aegypti. É uma das doenças mais conhecidas no Brasil e ressurge sempre nos meses de janeiro e fevereiro, por conta do verão. Possui vacina para prevenção da doença.

Sintomas: Os principais sintomas são febre alta, cansaço, dor no corpo e na cabeça, náusea e vômito, tonturas e manchas na pele.

Tratamento: Repouso e medicamento.

2) Zika

A doença foi detectada pela primeira vez em 2015 no Brasil. A febre causada pela Zika é apontada como causa da microcefalia em bebês e aumento da Síndrome de Guillain-Barré, uma doença em que o sistema imunológico ataca os nervos. Transmitida pelo mosquito Aedes aegypti.

Sintomas: Os principais sintomas são febre alta, erupções na pele, dor nas articulações e vermelhidão nos olhos.

Tratamento: É uma doença de curto prazo que necessita de repouso e medicamento.

3) Chikungunya

A doença foi identificada no Brasil em 2014. O nome da doença é originado da Tanzânia e significa “andar curvado”. Isso se deve a um dos sintomas, que são dores intensas nas articulações. Transmitida também pelo mosquito Aedes aegypti.

Sintomas: Dor de cabeça, febre e dor nas articulações.

Tratamento: Como a Zika, é uma doença de curto prazo que necessita de repouso e medicamento.

5) Febre amarela

Transmitida pelo mosquito Aedes aegypti, a febre amarela acomete pessoas em regiões de mata e floresta. Possui vacina para prevenção da doença.

Sintomas: Dor de cabeça, náusea, olhos e pele amarelados.

Tratamento: Medicamento e repouso.

4) Malária

Diferentes das doenças acima, a Malária é transmitida pelo mosquito Anopheles contaminado pelo protozoário parasita Plasmodium. Pode ter uma evolução grave e rápida. Quando os sintomas aparecerem é importante visitar um médico para confirmar o diagnóstico.

Sintomas: Febre, calafrios, dor nas articulações, dores de cabeça, vômitos.

Tratamento: Medicamento.

Entre em contato com a Uniprag Rio para o serviço de controle de mosquitos no Rio de Janeiro! Mais de 50 anos de história no controle de vetores e pragas. Possuímos know-how, equipe qualificada e sistema de gestão de qualidade para guia todos os procedimentos de controle com total excelência. Solicite já seu orçamento!
WhatsApp