Rio de Janeiro:
(21) 2502-5252

Febre Amarela – Saiba Como se Proteger Dessa Doença Fatal

Você conhece a Febre Amarela? A gente só escuta falar em dengue, zika e chikungunya, porém o Aedes Aegypti também transmite essa perigosa doença em áreas urbanas.

Nas áreas rurais, o vírus pode ser transmitido pelos mosquitos Haemagogus e Sabethes.

O principal problema é que quem contrai o vírus pode não ter nenhum sintoma, ou ter sintomas muito fracos.  Quando a doença se manifesta, já vem com tudo!

Febre alta, dor de cabeça, dores musculares, cansaço e náuseas podem surgir na forma mais comum da doença. Na forma mais rara a Febre Amarela é muito grave e além do cansaço intenso, o paciente pode sofrer hemorragias, icterícia e insuficiências do fígado e dos rins.

Pelo menos, quem contrai e se cura do vírus adquire imunização permanente!

 

Febre Amarela – Saiba Como se Proteger Dessa Doença Fatal
Foto: peoplecreations – Freepik – Premium License

 

Febre Amarela Pode Ser Fatal

A febre aguda, hemorragias e falência múltipla dos órgãos podem levar à morte em uma semana. Segundo dados do Ministério da Saúde, a estimativa é que cerca de 20%-50% das pessoas que desenvolvem a doença podem morrer.

Não existe um tratamento específico, mas é possível tratar os sintomas. Febre e dores no corpo podem ser tratadas com antitérmicos e analgésicos, embora salicilatos devam ser evitados, como aspirina. Isso por conta do risco de hemorragias.

Vacinar contra a Febre Amarela é importante, especialmente para aqueles que moram ou vão viajar para áreas com indícios da doença.

Em fevereiro (2017) o Ministério da Saúde emitiu um boletim confirmando 80 mortes causadas pela doença, sendo que 70 foram em Minas Gerais. Trata-se de um surto rural e a orientação é para que moradores ou pessoas que estejam de viagem para a região tomem a vacina.

O surto já conta com 1.230 notificações. 890 estavam sendo investigadas, 234 foram confirmadas e 106 foram descartadas. Minas conta com 205 registros confirmados da doença, mas Bahia, Espírito Santo, Tocantins e São Paulo também têm casos.

Combatendo a Febre Amarela

A transmissão da Febre Amarela nos centros urbanos só é possível através da picada do Aedes Aegypti. Por isso, o melhor a se fazer é o trabalho constante de prevenção. Água parada é o ambiente ideal para a fêmea depositar seus ovos.

Segundo a Fiocruz, “para eliminar o mosquito adulto, em caso de epidemia de dengue ou febre amarela, deve-se fazer a aplicação de inseticida através do “fumacê”.

A Uniprag Rio realiza o controle de mosquitos de uma forma moderna e integrada, monitorando, combatendo e controlando os focos do Aedes Aegypti com estratégias diferenciadas. Além da termonebulização (fumacê), posicionamos armadilhas, utilizamos larvicidas e adulticidas quando identificados criadouros.

Fique por dentro das novidades

Confira dicas, notícias e curiosidades

Maricá em ALERTA Conta a Febre Amarela!

Maricá em ALERTA Conta a Febre Amarela!

A febre amarela fez sua primeira vítima na região metropolitana do Rio de Janeiro. Um paciente de Maricá que estava internado faleceu dia 19/04. Ele estava com suspeita de febre amarela e seu sangue foi coletado para exames. As amostras foram enviadas ao Laboratório Central de Saúde Pública do Rio de Janeiro (Lacen) e ao laboratório da Fiocruz, onde são realizados testes específicos para detectar a febre amarela

Vírus da Zika Encolhe Testículos

Vírus da Zika Encolhe Testículos

Quando cientistas encontraram o vírus da Zika no sêmen de homens mesmo após a infecção já ter terminado, estudos começaram a ser conduzidos. Agora, o resultado é oficial: o vírus da Zika pode afetar os testículos, sêmen e testosterona.

Insetos ou Aliens?

Insetos ou Aliens?

Às vezes nos esquecemos que a natureza é cheia de maravilhas. Há mais de um milhão de espécies diferentes de insetos no nosso planeta e eles representam mais da metade dos organismos vivos do mundo.

Carnaval – Procon quer saber se dedetização está em dia

Carnaval – Procon quer saber se dedetização está em dia

O carnaval está chegando e o Procon quer saber se a dedetização e higienização de reservatórios está em dia em quiosques, bares e restaurantes. O órgão está intensificando a fiscalização em restaurantes, lanchonetes, bares e quiosques. A operação está sendo chamada de “Esquentando os Tamborins” e a sua última incursão encontrou diversas irregularidades.

WhatsApp
Entre em contato