Rio de Janeiro:
(21) 2502-5252

Carnaval – Procon quer saber se dedetização está em dia

O carnaval está chegando e o Procon quer saber se a dedetização e higienização de reservatórios está em dia em quiosques, bares e restaurantes. O órgão está intensificando a fiscalização em restaurantes, lanchonetes, bares e quiosques. A operação está sendo chamada de “Esquentando os Tamborins” e a sua última incursão encontrou diversas irregularidades.

Ao todo foram 3 dias de operação (6, 7 e 8 de fevereiro) e 10 estabelecimentos autuados. O objetivo é fiscalizar todos os estabelecimentos que ficam nas rotas dos blocos do carnaval 2017, principalmente na orla carioca.

Vários pontos são observados durante a fiscalização, mas os principais são prazo de validade dos alimentos vencido e ausência do certificado de potabilidade da água e do certificado de dedetização.

 

Carnaval – Procon quer saber se dedetização está em dia
Foto: user19513740 – Freepik – Premium License

 

Dedetização e Higienização de Reservatório são obrigatórios

Muita gente não sabe, mas é obrigatório por lei que todos os estabelecimentos que sirvam alimentos tenham certificados de dedetização e de higienização de reservatório em dia. Os serviços de controle de pragas devem ser realizados mensalmente. Já o de higienização deve ser feito de 6 em 6 meses ou quando houver suspeita de contaminação da água por agentes externos.

Após a higienização de reservatórios é necessário fazer uma coleta da água para análise, comprovando que está própria para consumo.

A Uniprag Rio tem anos de experiência e cuidou e cuida de milhares de estabelecimentos. Os riscos de um estabelecimento que não possui certificado ou que contrata serviços de procedência duvidosa são grandes. Clientes e funcionários podem ser expostos a um sem número de doenças, algumas muito graves, como as transmitidas por roedores.

Segundo a Anvisa, controle de vetores e pragas urbanas é o conjunto de ações preventivas e corretivas de monitoramento ou aplicação, ou ambos, com periodicidade minimamente mensal, visando impedir de modo integrado que vetores e pragas urbanas se instalem ou reproduzam no ambiente.

Dessa forma, o controle de pragas em restaurantes e afins consiste em em uma estratégia integrada para proteger o estabelecimento, funcionários e clientes. A desinsetização controla baratas, moscas, mosquitos e outros insetos quando necessário, enquanto os ratos são controlados pela desratização.

Insetos e roedores contaminam os alimentos e ameaçam a saúde de quem trabalha no local ee de quem frequenta o local.

Por isso, fique sempre atento se os locais que você costuma comer têm os certificados em dia. A lei existe para proteger a saúde dos funcionários e consumidores.

 

Fique por dentro das novidades

Confira dicas, notícias e curiosidades

Maricá em ALERTA Conta a Febre Amarela!

Maricá em ALERTA Conta a Febre Amarela!

A febre amarela fez sua primeira vítima na região metropolitana do Rio de Janeiro. Um paciente de Maricá que estava internado faleceu dia 19/04. Ele estava com suspeita de febre amarela e seu sangue foi coletado para exames. As amostras foram enviadas ao Laboratório Central de Saúde Pública do Rio de Janeiro (Lacen) e ao laboratório da Fiocruz, onde são realizados testes específicos para detectar a febre amarela

Vírus da Zika Encolhe Testículos

Vírus da Zika Encolhe Testículos

Quando cientistas encontraram o vírus da Zika no sêmen de homens mesmo após a infecção já ter terminado, estudos começaram a ser conduzidos. Agora, o resultado é oficial: o vírus da Zika pode afetar os testículos, sêmen e testosterona.

Insetos ou Aliens?

Insetos ou Aliens?

Às vezes nos esquecemos que a natureza é cheia de maravilhas. Há mais de um milhão de espécies diferentes de insetos no nosso planeta e eles representam mais da metade dos organismos vivos do mundo.

WhatsApp
Entre em contato