Rio de Janeiro:
(21) 2502-5252

Pulverização Estratégica – Solução da Dengue?

A dengue voltou com força total no verão brasileiro. Erradicar o problema dos mosquitos parece ser impossível, mas um estudo publicado na revista Science Advances sugere que uma estratégia de pulverização bem aplicada pode ajudar.

A pesquisa foi feita em conjunto entre universidades dos Estados Unidos e Austrália, pois cientistas têm observado que áreas com climas temperados estão sofrendo um aumento na população de mosquitos, o que antes era exclusividade de países com clima tropical.

 

Pulverização Estratégica – Solução da Dengue?
Foto: coffeekai – Freepik – Premium License

 

A Estratégia Contra a Dengue

Os pesquisadores coletaram dados de vítimas da dengue por toda área metropolitana de Cairns, uma cidade australiana. Zonas de foco foram identificadas e a partir dos casos e a estratégia começou a ser posta em prática.

Pulverização nas áreas externas e inseticida nas residências num raio de 500m dos focos. Ao longo de 31 semanas mais de 5 mil focos foram tratados. Alguns não receberam tratamento propositalmente, para servirem de comparativo.

O resultado final foi bastante interessante. Com pulverizações e aplicações regulares de inseticida, a probabilidade de transmissão da dengue caiu cerca de 90% em relação às áreas que não receberam tratamento.

A Estratégia é Boa, Mas Não é Suficiente

Segundo Helena Brígido, integrante do comité de arboviroses da Sociedade Brasileira de Infectologia, os resultados são bons, mas a estratégia não é suficiente para combater a dengue.

A infectologista sugere que a técnica pode até ser utilizada para auxiliar no combate, mas outras ações são necessárias.

A pulverização por si só não exterminaria os mosquitos, já que não atinge os ovos. Os criadouros são sempre a prioridade, pois é ali que o Aedes deposita seus ovos e prolifera.

Combater a dengue é um dever de todos: população, poder público e controladoras de praga.

A Uniprag Rio sabe do papel que tem que desempenhar para ajudar no combate à dengue. Contamos com um avançado sistema de monitoramento, combate e controle de mosquito, que nos permite analisar áreas de foco e saber se há a presença do Aedes Aegypti.

Os resultados dos nossos controles de mosquitos são disponibilizados para o Ministério da Saúde, que pode mapear com mais precisão possíveis focos da dengue.

Caso você tenha problema com mosquitos, ligue e faremos uma inspeção minuciosa, traçando a melhor estratégia para erradicá-los.

Fique por dentro das novidades

Confira dicas, notícias e curiosidades

Maricá em ALERTA Conta a Febre Amarela!

Maricá em ALERTA Conta a Febre Amarela!

A febre amarela fez sua primeira vítima na região metropolitana do Rio de Janeiro. Um paciente de Maricá que estava internado faleceu dia 19/04. Ele estava com suspeita de febre amarela e seu sangue foi coletado para exames. As amostras foram enviadas ao Laboratório Central de Saúde Pública do Rio de Janeiro (Lacen) e ao laboratório da Fiocruz, onde são realizados testes específicos para detectar a febre amarela

Vírus da Zika Encolhe Testículos

Vírus da Zika Encolhe Testículos

Quando cientistas encontraram o vírus da Zika no sêmen de homens mesmo após a infecção já ter terminado, estudos começaram a ser conduzidos. Agora, o resultado é oficial: o vírus da Zika pode afetar os testículos, sêmen e testosterona.

Insetos ou Aliens?

Insetos ou Aliens?

Às vezes nos esquecemos que a natureza é cheia de maravilhas. Há mais de um milhão de espécies diferentes de insetos no nosso planeta e eles representam mais da metade dos organismos vivos do mundo.

Carnaval – Procon quer saber se dedetização está em dia

Carnaval – Procon quer saber se dedetização está em dia

O carnaval está chegando e o Procon quer saber se a dedetização e higienização de reservatórios está em dia em quiosques, bares e restaurantes. O órgão está intensificando a fiscalização em restaurantes, lanchonetes, bares e quiosques. A operação está sendo chamada de “Esquentando os Tamborins” e a sua última incursão encontrou diversas irregularidades.

WhatsApp
Entre em contato