Rio de Janeiro:
(21) 2502-5252

Zika Atinge Mais os Bebês Até 3 Meses de Gestação

O vírus da Zika é um perigo para gestantes. Os vários casos de microcefalia levaram a crer que grávidas no começo da gestação tinham mais propensão a transmitir o vírus para os bebês.

Um estudo conjunto entre pesquisadores americanos (Universidade do Missouri) e brasileiros (USP) constatou que o risco de transmissão da Zika da mãe para o bebê é 30 vezes maior até o terceiro mês de gestação.

 

Zika Atinge Mais os Bebês Até 3 Meses de Gestação
Foto: darkwisper – Freepik – Premium License

 

A placenta ainda é vulnerável

A placenta, que conecta a mãe ao bebê, ainda está muito vulnerável até o terceiro mês de gravidez. Por conta disso, as chances do vírus Zika passar da mãe para o filho é bem maior durante esse período.

A cada mês que passa, a placenta vai se fortalecendo. Quando fica finalmente madura não precisa mais de proteínas na superfície, se livrando de receptores que facilitariam a transmissão do vírus para o bebê.

O vírus passa pela placenta e se aloja no tecido cerebral, desacelerando o crescimento dos neurônios e células. E é essa alteração do crescimento cerebral que vai acabar causando uma alteração na taxa de crescimento dos ossos da cabeça.

Microcefalia Não É 100% Certa

Outro fato abordado nas pesquisas é que o vírus da Zika tem intensidade diferente dependendo da região. Por exemplo, em alguns países da África o Zika causa aborto espontâneo. Já no Brasil é responsável por casos de microcefalia no mesmo período de gestação.

A preocupação é sempre grande entre as grávidas, mas a notícia traz um certo alívio para as mães que já passaram do terceiro mês de gravidez, principalmente aquelas que moram em áreas com foco de Aedes Aegypti.

É bom lembrar que nenhuma infecção que ocorra durante a gravidez tem uma taxa de 100% de transmissão para o feto. E quando há infecção no feto, elas não se manifestam da mesma forma.

Ou seja, nem toda gestante que contrair o vírus da Zika vai passar para o bebê, ou mesmo que passe, pode não ocorrer a microcefalia.

Algumas pessoas perguntam se a mãe que já teve Zika no passado corre mais risco de ter um bebê com microcefalia. A resposta é não!

Não há um risco maior da criança nascer com microcefalia se a mãe já tiver contraído Zika meses antes. Por exemplo, uma mulher contraiu o vírus há um ano e engravidou hoje. O bebê não corre risco. As infecções congênitas que levam a alterações fetais geralmente acontecem quando o paciente tem a infecção durante a gravidez.

Prevenir é preciso

O melhor a fazer evitar é a picada do mosquito. Previna-se eliminando possíveis focos do Aedes Aegypti. Não deixe água parada, lixo acumulado, verifique a situação de terrenos baldios próximos da sua casa.

Caso haja focos de mosquito o certo é realizar seu controle. A Uniprag Rio é especializada em monitoramento, combate e controle do Aedes Aegypti. Ligue e tire suas dúvidas.

Fique por dentro das novidades

Confira dicas, notícias e curiosidades

Maricá em ALERTA Conta a Febre Amarela!

Maricá em ALERTA Conta a Febre Amarela!

A febre amarela fez sua primeira vítima na região metropolitana do Rio de Janeiro. Um paciente de Maricá que estava internado faleceu dia 19/04. Ele estava com suspeita de febre amarela e seu sangue foi coletado para exames. As amostras foram enviadas ao Laboratório Central de Saúde Pública do Rio de Janeiro (Lacen) e ao laboratório da Fiocruz, onde são realizados testes específicos para detectar a febre amarela

Vírus da Zika Encolhe Testículos

Vírus da Zika Encolhe Testículos

Quando cientistas encontraram o vírus da Zika no sêmen de homens mesmo após a infecção já ter terminado, estudos começaram a ser conduzidos. Agora, o resultado é oficial: o vírus da Zika pode afetar os testículos, sêmen e testosterona.

Insetos ou Aliens?

Insetos ou Aliens?

Às vezes nos esquecemos que a natureza é cheia de maravilhas. Há mais de um milhão de espécies diferentes de insetos no nosso planeta e eles representam mais da metade dos organismos vivos do mundo.

Carnaval – Procon quer saber se dedetização está em dia

Carnaval – Procon quer saber se dedetização está em dia

O carnaval está chegando e o Procon quer saber se a dedetização e higienização de reservatórios está em dia em quiosques, bares e restaurantes. O órgão está intensificando a fiscalização em restaurantes, lanchonetes, bares e quiosques. A operação está sendo chamada de “Esquentando os Tamborins” e a sua última incursão encontrou diversas irregularidades.

WhatsApp
Entre em contato