Rio de Janeiro:
(21) 2502-5252

Procon – Operação Hora do Lanche Fiscaliza Certificado de Dedetização e Certificado de Potabilidade da Água

O Procon realizou a Operação Hora do Lanche, que fiscalizou certificado de dedetização e certificado de potabilidade da água.

Além disso, a operação serviu para conferir se os estabelecimentos estão cumprindo com suas outras obrigações, como conservação dos alimentos, livro de reclamações, segurança e condições de trabalho.

Estabelecimentos que servem alimentos devem estar em dia com seu certificado de dedetização e certificado de potabilidade da água.

A dedetização contra barata, ratos e outros insetos deve ser feita mensalmente. Já a higienização de reservatório de água deve ser realizada pelo menos a cada 6 meses.

A empresa que realiza tais serviço deve ter registro no INEA e técnicos capacitados tanto para a desinsetização quanto para a desratização.

No caso da higienização, por exemplo, os técnicos devem ter habilitações especificas, como NR´s 33 e 35 (trabalho em espaço confinado e altura), que garantem a segurança no trabalho.

O Perigo das Pragas

Insetos e ratos são perigosos vetores de doenças. Eles podem contaminar alimentos e utensílios de cozinha.

Entre as doenças transmitidas por baratas, ratos e formigas estão a leptospirose , hantavirose, salmonelose, tuberculose, lepra, hepatite, febre tifoide, pneumonia, infecção urinária…

A lista é longa! Por isso é essencial verificar se o estabelecimento possui o certificado de dedetização em dia.

O Perigo de Uma Higienização de Reservatório Mal Feita

A água que restaurantes, bares e lanchonetes usam para preparar alimentos, lavar pratos, fazer sucos e gelo será consumida pelos clientes.

Essa água deve ser potável! Inclusive esta é uma norma da Anvisa sobre as Boas Práticas para Serviços de Alimentação.

Os problemas que a água não tratada corretamente pode causar variam de incômodos gastro-intestinais a coisas mais sérias, como cólera, diarreia aguda, esquistossomose, filariose, febre tifoide, giardíase, hepatite A, leptospirose, entre outras!

Verifique se o estabelecimento possui o certificado de higienização de reservatório (potabilidade da água) em dia.

Golpistas usam nome do Procon RJ para lesar comerciantes

Golpistas estão se passando por fiscais do Procon RJ para tirar dinheiro de estabelecimentos.

Eles ligam para os comerciantes pedindo propina para não fiscalizar seus estabelecimentos.

Em nota, o Procon esclareceu que não avisa com antecedência os locais que serão fiscalizados.

“Se você, comerciante, receber algum tipo de contato pedindo dinheiro em nome do Procon Estadual, não pague! Denuncie pelo telefone 2216-8686 ou chame a polícia.”.

WhatsApp